Piteira Lopes conquistou presidência da Câmara de Cascais e sucede a Carlos Carreiras
De vice a presidente da câmara de Cascais. Nuno Piteira Lopes e a coligação liderada pelo PSD alcançaram 33,87% dos votos. PS ficou em segundo, João Maria Jonet foi eleito e com mais votos que Chega.
O social-democrata Nuno Piteira Lopes é o novo presidente da Câmara Municipal de Cascais. O vice-presidente da autarquia foi oficializado como sucessor de Carlos Carreiras, assegurando 33,87% dos votos, o que se traduz em cinco mandatos.
Piteira Lopes concorria por PPD/PSD.CDS-PP, que desceu face aos resultados de há quatro anos em Cascais. A coligação perdeu 18,68% de votos e dois mandatos.
O candidato socialista à presidência da autarquia, João Ruivo, ficou em segundo lugar, com 16,18%, e elegeu dois vereadores. O resultado representa também uma descida para o PS, que em 2021, coligado com o PAN e Livre, assegurou 21,62 % e três vereadores.
A lista do candidato independente João Maria Jonet, Cascais para Viver, também conseguiu dois mandatos. Assegura o terceiro lugar (14,71%), com mais 189 votos que o Chega (14,50%), que iguala o número de vereadores.
Nuno Piteira Lopes, eleito presidente da Câmara de Cascais, no discurso de vitória sublinhou que “os cascalenses falaram no passado dia 12 de Outubro, e a mensagem que recebi é clara: querem que eu lidere Cascais nos próximos anos. Querem a experiência, a competência e a visão que represento. E eu aceito essa responsabilidade com toda a determinação”.
