
“Todos, Todos, Todos!”: o livro que mostra como Cascais recebeu o Papa Francisco
A obra, que reúne imagens e testemunhos durante as Jornada Mundial da Juventude, foi apresentada a 3 de Agosto, na Casa Sommer.
Dois anos após Portugal ter acolhido a Jornada Mundial da Juventude, Cascais voltou a reviver este momento simbólico com o lançamento do livro “Todos, Todos, Todos!”. A apresentação aconteceu este Domingo, dia 3 de Agosto, e a entrada foi livre.
O livro procura reunir vários testemunhos, imagens e contributos de peregrinos, voluntários e famílias de acolhimento, bem como equipas municipais, que juntos tornaram possível a presença do Papa Francisco no concelho de Cascais, a 3 de Agosto de 2023, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude.
A apresentação decorreu às 17 horas, na Casa Sommer, situada na Avenida Papa Francisco, 132. “O convite foi aberto a toda a comunidade. Foi um momento de memória, encontro e celebração em torno de um legado que continua presente”, podemos ler.
“A 3 de Agosto de 2023, Cascais viveu um dos momentos mais marcantes da sua história recente. Sob um céu radioso e o calor humano de dezenas de milhares de cascalenses que o saudaram com entusiasmo, recebemos o Papa Francisco, o Santo Padre”, salientou Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais.
O livro “reflete o espírito de partilha e compromisso vivido durante a JMJ e o papel que Cascais assumiu enquanto território de acolhimento de milhares de jovens de todo o mundo”.
Depois do lançamento, a obra ficou disponível para compra na Livraria Municipal de Cascais (provisoriamente na Casa Sommer), em lojas municipais com consignação e na Livraria Digital de Cascais. Para quem preferir apenas consultar a obra, vai estar disponível nas Bibliotecas Municipais de Cascais.
Além disso, até 31 de Julho, foi possível ver em exposição os paramentos usados pelo Papa Francisco nas celebrações da Jornada Mundial da Juventude, em 2023. Esteve disponível na Casa Duarte Pinto Coelho, em pleno Bairro dos Museus de Cascais.
