Apresentação do livro “História da Freguesia de São Domingos de Rana”
No passado dia 8 de Abril, foi apresentado publicamente o livro ‘História da Freguesia de S. Domingos de Rana – Das origens a 1916’, da autoria de João Miguel Henriques, durante uma cerimónia realizada no Salão Nobre do Grupo Recreativo e Dramático 1.º de Maio de Tires, que contou com a presença de várias individualidades, nomeadamente o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Nuno Piteira Lopes.
Durante a sessão de apresentação da obra, fruto de um trabalho rigoroso de investigação, o autor manifestou convicção de que o livro ajudará a “contribuir para a preservação histórica da memória colectiva e da cultura da Freguesia”. Por sua vez, Nuno Piteira Lopes realçou que “não há futuro sem memória, não há futuro sem História e não há futuro sem passado”, realçando a importância de valorizar a identidade local.
O evento contou também com a presença da Professora Doutora Maria Fernanda Rollo, docente universitária e historiadora que exerceu funções de Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, entre Novembro de 2015 e Outubro de 2018, que destacou o facto de o livro ‘História da Freguesia de S. Domingos de Rana’ permitir “relembrar a todos e ensinar às novas gerações a importância do passado local, que todos queremos preservar.”
Também Fernando Ferreira Marques, presidente da JFSDR, destacou a importância do livro apresentado, recordando o processo que levou à sua publicação: “Terminou agora uma espera de três anos, esta obra foi encomendada em 2022, em que o Executivo da Junta lançou um desafio ao nosso grande historiador de Cascais João Miguel Henriques, que fez o favor de ser o homem que compilou esta obra. É um trabalho magnífico.”
“Como vêem ‘História da Freguesia de S. Domingos de Rana – Das origens a 1916’ é uma obra com alguma dimensão, tem documentos inéditos que ainda não tinham visto a luz do dia, que estão neste livro pela primeira vez, e que provam a importância histórica e cultural que a freguesia de São Domingos de Rana tem, e sempre teve, para o concelho de Cascais e para a Área Metropolitana de Lisboa”, prosseguiu o autarca.







